Frozen-uma aventura congelante

Depois de ouvir minha filha cantar essa música- uma centena de vezes ao dia!-nas versões em português e até mesmo em inglês com sotaque macarrôneo,resolvi insvetigar a letra mais de perto para ver por qual razão a letra  agrada tanto as meninas,especialmente as pré adolescentes!

Foto:divulgação do filme-retirada da web.

Então,fui conferir a música em ingês:

Frozen (Trilha Sonora)
Compositor: Kristen Anderson-Lopez and Robert Lopez
 
The snow glows white on the mountain tonight
Not a footprint to be seen
A kingdom of isolation
And it looks like I'm the queen
 
The wind is howling like this swirling storm inside
Couldn't keep it in, heaven knows I've tried
 
Don't let them in, don't let them see
Be the good girl you always have to be
Conceal, don't feel, don't let them know
Well, now they know
 
Let it go, let it go
Can't hold it back anymore
Let it go, let it go
Turn away and slam the door
I don't care what they're going to say
Let the storm rage on
The cold never bothered me anyway
 
It's funny how some distance makes everything seem small
And the fears that once controlled me can't get to me at all
It's time to see what I can do
To test the limits and break through
No right, no wrong, no rules for me
I'm free
 
Let it go, let it go
I am one with the wind and sky
Let it go, let it go
You'll never see me cry
Here I stand and here I'll stay
Let the storm rage on
 
My power flurries through the air into the ground
My soul is spiraling in frozen fractals all around
And one thought crystallizes like an icy blast
I'm never going back, the past is in the past
 
Let it go, let it go
And I'll rise like the break of dawn
Let it go, let it go
That perfect girl is gone
Here I stand in the light of day
Let the storm rage on
The cold never bothered me anyway
 
E a versão em português:
A neve branca brilhando no chão 
Sem pegadas pra seguir 
Um reino de isolamento e a rainha está aqui 
A tempestade vem chegando e já não sei 
Não consegui conter, bem que eu tentei 
 
Não podem vir, não podem ver 
Sempre a boa menina deve ser 
Encobrir, não sentir, nunca saberão 
Mas agora vão 
 
Livre estou, livre estou 
Não posso mais segurar 
Livre estou, livre estou 
Eu saí pra não voltar 
Não me importa o que vão falar 
Tempestade vem 
O frio não vai mesmo me incomodar 
 
De longe tudo muda 
Parece ser bem menor 
Os medos que me controlavam 
Não vejo ao meu redor 
É hora de experimentar 
Os meu limites vou testar 
A liberdade veio enfim 
Pra mim 
 
Livre estou, livre estou 
Com o céu e o vento andar 
Livre estou, livre estou 
Não vão me ver chorar 
Aqui estou eu e vou ficar 
Tempestade vem 
 
O meu poder envolve o ar e vai ao chão 
Da minha alma flui em fractais de gelo em profusão 
Um pensamento se transforma em cristais 
Não vou me arrepender do que ficou pra trás 
 
Livre estou, livre estou 
Como o sol vou me levantar 
Livre estou, livre estou 
É tempo de mudar 
Aqui estou eu 
Vendo a luz brilhar 
Tempestade vem 
O frio não vai mesmo me incomodar
 
Sem dúvida,a letra conta uma história de superação mas não é só isso.Faz uma doce analogia do futuro com as tempestades que possam chegar,as transformaçõesque marcam não apenas as mudanças das estações como o corpo  pré adolescente.Dá-lhes o poder de agigantar-se diante da tempestade e controlar o gelo,e não ser mais vítima das circunstâncias.A figura feminina mudou muito ao longo do tempo e a Disney sabidamente tem contruído figuras femininas fortes,como mesmo a Merida,a princesa valente e mais recentemente as irmãs Ana e Elsa(aí em cima na imagem).
Pensem nisso autores,ao construir o perfil psicológico de seus personagens de romances femininos!E se ainda não conhece esse filme,assista,é uma excelente fonte de inspiração!